Romaria
NAS ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE
Resumo: Este artigo se propõe a analisar o motivo de tamanha peregrinação que converge para um só lugar em época de romaria na cidade de Juazeiro do Norte, com base na ótica de Walter Benjamin, em seu texto “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, promovendo uma conversação deste com as teorias da comunicação, priorizando o seu conceito de aura em relação à análise de uma edição da revista Cariri.
Palavras-chave: comunicação; reprodutibilidade; romaria, Cariri revista
Introdução
A revista Cariri em sua edição 12 - Padre Cícero: histórias, memórias e imagens que se multiplicam (edição especial dois anos), aborda a temática do Padre Cícero. Em carta ao leitor a editora geral Tuty Osório, justifica o assunto devido à relevância desta figura para a cidade de Juazeiro do Norte e progresso despertado por tal, afirmando não se propor a remontar sua trajetória de vida na integra, mas ressaltar alguns aspectos que são marcas de sua influência.
O processo de popularidade da visitação a imagem do Padre Cícero, se renova a cada ano, não se deixando apagar pelos conflitos que a modernidade nos impõe. A pluralidade dos romeiros dá sentido aos rituais. Os grupos, ditos cultos, reconhecem o valor da romaria, mas dentro de um contexto de enquadramentos antepostos, disciplinando a relação do romeiro na cotidianidade. “É preciso incluir na reestruturação a reencenação, os procedimentos de hibridação mediante os quais as representações do social são elaboradas com o sentido dramático.”(CANCLINI, 1998, p.362).
Desenvolvimento
Segundo Walter Benjamin tudo pode ser imitado, ou melhor, a arte sempre foi reproduzível, desde o processo de xilogravura até as grandes produções em massa, vistas atualmente, servindo tanto para a difusão das obras quanto para a geração de lucro. Analisando a teoria de Karl Marx em relação à superestrutura e infraestrutura,