FICHAMENTO DE LEITURA a POLITICA - Aristóteles
Curso de Bacharel em direito
1º Periódo Tarde
Samara Gomes Marinho
FONTE: ARISTÓTELES. A Política. 3ª. Ed., São Paulo, Martins Fontes, 2006. (Livro I e Livro III)
PALAVRAS-CHEVE: Política, monarquia, república, oligarquia, aristocracia, democracia, tirania;
CONTEÚDO:
Pág. 20: A primeira comunidade de várias famílias para satisfação de algo mais que simples necessidades diárias constitui um povoado. A mais natural das coisas das formas de povoado parece consistir numa colônia oriunda de uma família, composta daqueles que alguns chamam de “alimentados com o mesmo leite” ou filhos e filhos dos filhos.
Pág 21: ... a cidade é uma criação natural e que o homem é por natureza um animal social... a natureza nada faz sem propósito, e o homem é o único entre os animais que tem o dom da fala.
Pág 22: Efetivamente, o homem, quando perfeito é o melhor dos animais, mas é também o pior de todos quando afastado da lei e da justiça... a justiça é a base da sociedade, sua aplicação assegura a ordem na comunidade social, por ser o meio de determinar o que é justo.
Pág 23: Os bens são um dos elementos constituintes da família e a arte de enriquecer é parte da função do chefe de família (sem o mínimo necessário à existência não é possível sequer viver, e muito menos viver bem.).
Pág 24: Mandar e obedecer são condições não somente inevitáveis mais também convenientes.
Pág 25: A intenção da natureza é fazer também os corpos dos homens livres e dos escravos diferente os últimos fortes para as atividades servis, os primeiros erectos, incapazes para tais trabalhos mas aptos para a vida de cidadãos.
Pág 27-28: há uma forma aplicável aos homens naturalmente livres, e outra aos escravos, a autoridade do chefe de família é o tipo monárquico, pois cada família é governada por um chefe, enquanto a autoridade política é exercida sobre homens livres e iguais.
Pág 31: Na comunidade primitiva, ou seja a família, não havia lugar para o comércio, que só aparece