Fichamento A Pol Tica Como Ci Ncia
1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO: Marcelo Orél da Rocha e Julia Maia
2. OBRA(s) EM FICHAMENTO: HEILER, Jeison Giovani. A Política como Ciência.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: Conceito de Política como Ciência, e o conceito histórico da política até os dias de hoje.
4. DESTAQUES CONFORME REFERENTE:
“Afirmar que a análise política está presente desde Aristóteles e que Maquiavel mudou a forma como se encara a política (DALLARI, 2000, p.03), despindo-a de valores éticos ou morais não significa dizer que estes pensadores deram origem à política como ciência nos tempos atuais. A política surge como tal exatamente no momento em que a política deixa de ser atividade exclusiva de poucos. Ou seja, quando ocorre o surgimento e a democratização do modelo de estado liberal, com o advento do estado democrático de direito”. (p. 01-02)
“Não há a menor dúvida de que a primeira tarefa da ciência social, e que daí da ciência política, como já disse Bordieu, é a de propiciar a conversão do pensamento, ou a revolução do olhar, de modo a romper-se com o pré- constituído. É dizer, com os pré-conceitos do senso comum, do chamado saber vulgar. O que não pode significar, por outro lado, a existência de uma hierarquia entre estas duas formas de proceder ao pensamento. Ciência e senso comum são duas formas distintas de ver o mundo.” (p. 12)
“Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, assinala a filósofa Hannah Arendt, a questão torna-se política por definição “É o discurso que faz o homem se político” (2001, p. 11). Mas, qual é afinal de contas, a definição de política?
O advento do modelo de Estado moderno e a crescente participação deste ente no mundo da vida tem dado mostras que não há a menor possibilidade de se desenvolver qualquer estudo sem considerar Estado. Talvez por essa razão Max Weber tenha definido a política como o “conjunto de esforços feitos com vista a participar do poder, seja entre Estados