Fichamento
Estadual de Londrina
ELIZA MARIA MOTA MIRANDA
A POLÍTICA DE ARISTÓTELES
orientador prof. Dr. Joaquim José de Moraes Neto
Departamento de Filosofia
CLCH
Projeto A Política de Aristóteles
Projeto N.º 05427
LONDRINA
2010
1. Titulo : A Política de Aristóteles
A seqüência desse trabalho segue as diretrizes do Projeto de Pesquisa do professor orientador. Em seu projeto o professor se propõe a realizar uma tradução da Política de Aristóteles. Nossa proposição é estudar o conceito de política implícito no pensamento aristotélico, bem como suas implicações a partir dos elementos conceituais levantados pela tradução.
2. Objetivos 1. Geral Estudar o conceito de política e determinar as relações entre ética e política em Aristóteles. 2. Específico Estabelecer a genealogia da política em Aristóteles.
3. Justificativa
Para Aristóteles, o estado tem como fim a virtude, isto é, deve prover a formação moral dos cidadãos e os meios para isso. Dessa forma, a política aristotélica é fundamentalmente ligada à moral e à ética.
O estudo e análise da obra em questão deverão fornecer subsídios esclarecedores para esses pontos. A Política de Aristóteles, embora talvez surpreendentemente, é um dos grandes clássicos da filosofia política, e em que pulsa o gênio aristotélico da apreensão global de uma realidade. Adquiriu esse estatuto apesar de ser um texto incompleto e provisório, com imperfeições, repetições e remissões obscuras, e redigido a partir de uma primeira versão destinada ao ensino oral. Mas foi nesta sua obra genuína que o filósofo verteu o essencial de mais de quarenta anos de investigações que repercutem a sua concepção ampla de ciência política como filosofia das coisas humanas. O estatuto da Política surpreende menos se pensarmos que as propostas que nela emergem são a culminância de