Fichamento Da Costa Sociedade De Controle
Nas duas sociedades, as identificações possuem formatos diferentes. Na disciplinar, códigos mais palpáveis são identificações válidas, como assinaturas ou números de documentação. Na sociedade de controle, o foco da identificação serão as cifras, códigos observados digitalmente. É interessante observar o que cada tipo de identificação implica na interpretação dos indivíduos na sociedade, como uma assinatura pode encaixar as pessoas em um mesmo ambiente, e como cifras e códigos obtidos por meio de comportamentos analisados podem dividir os seres em grupos díspares.
Na sociedade disciplinar a observação vigilante era feita conforme a movimentação física dos indivíduos e seu deslocamento no ambiente, espaço. Vigiar era regular fisicamente as pessoas. As novas tecnologias e a forma como estão disponíveis as informações no mundo, passa-se a vigiar as interações virtuais, o caminho percorrido pelas comunicações. Assim é imprescindível analisar como cada ser se movimenta no espaço das informações, e não tanto informações físicas e palpáveis.
Costa utiliza o exemplo do Echalon, um sistema que serve para interceptar telefonemas, mensagens, fax etc., que tem como objetivo espionagem para diversos