fichamento
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
MATTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
NADÓLSKIS, Hêndricas. Normas de comunicação em língua portuguesa. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. 150 p.
Fonte: FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006, 130.
FICHAMENTO DE LEITURA
BUENO, Ângelo (Org.). Cultura brasileira. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. 112 p.
Estudo da identidade nacional. Está profundamente ligada à reinterpretação da cultura popular brasileira que, por sua vez, está relacionada a grupos sociais e à própria construção do Estado brasileiro. Baseia-se no fato da ausência de uma identidade autêntica e na existência de uma pluralidade de identidades culturais, construídas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos históricos.
Os autores abordam a cultura brasileira da identidade nacional, assunto que segundo eles tem sua origem no Brasil antigo e permanece até os dias de hoje. Os elementos são mencionados como “raça e meio” e são fundamentos do conhecimento intelectual do povo brasileiro, imprescindíveis para a construção e preservação da identidade cultural.
Fonte: FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2006, 132.
O desenvolvimento do setor álcool açucareiro
COSTA, José Carlos da. A cana-de-açúcar no Brasil. São Paulo: Moderna, 1992. 430 p.
A cana-de-açúcar, no Brasil, é cultivada na forma de monocultura, em grandes propriedades, onde o máximo rendimento é condição primordial. Os cortes de cana são organizados por safras que obedecem a um prazo estipulado, mediante épocas de maturação da planta, e também por fatores relativos à produção.
No setor álcool-açucareiro houve grande desenvolvimento do controle de pragas, por meio de exaustivas e contínuas experiências na área de inseticidas naturais e de máximo aproveitamento da planta com o uso de novos tipos de adubos, proporcionando