Traballhos quimica
Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental do Curso de Engenharia Ambiental, ministrado pelo professor Erlon Mendes.
CRICIÚMA, 2010
INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontra-se substância puras. O mundo que rodela é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Ás misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, pode ser dizer que, soluções são misturadas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Nos laboratórios, nas indústrias e no dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água+NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
Neste experimento procedem-se o preparo e padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N. A padronização foi feita por uma solução padrão de ácido clorídrico utilizando como indicador e fenolftaleína. E também foi aprendida um pouco sobre estequiometria, sua definição e aplicação. A estequiometria relaciona quantitativamente várias reações, que envolvem volume, massa, quantidade de matéria, números de partículas, entre outras grandezas. A importância dos cálculos estequiométricos é fundamental em todos os ramos da química. Para efetuar cálculos estequiométricos, devem-se conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. Estas proporções são perceptíveis pelo conhecimento das fórmulas das substâncias. É fundamental que se saiba a quantidade de produtos que se pode ser formado a partir de uma determinada quantidade de reagentes, é importante, também, saber antecipadamente qual a quantidade e reagentes