GESTAO
Escolas precisam repensar sobre seu papel diante das transformações do processo acelerado de integração e reestruturação capitalista, porque tudo começa na formação dos alunos que mais tarde são os futuros profissionais.
AS MUDANÇAS NA ECONOMIA: NOVO PARADIGMA PRODUTIVO
O conjunto de mudanças e transformações baseadas nas novas tecnologias e no capitalismo financeiro é chamado globalização. O modelo econômico visa lucratividade, produtividade e competitividade e nesse modelo o Estado não deve interferir na economia. No Neoliberalismo os direitos e as garantias sociais são desmanteladas porque assim as pessoas sobrevivem com seus próprios recursos. Tudo isso afeta as escolas que tem que preparar os alunos com habilidades cognitivas e competências para o mercado de trabalho.
A REVOLUÇÃO INFORMACIONAL
Estamos vivendo na sociedade informacional, onde o que se destaca e se requer é tecnologia e informação. Portanto, as escolas ocupam um lugar muito importante, precisam ampliar a capacidade reflexiva e crítica em relação às condições do saber e da informação de seus alunos, precisam mostrar aos educandos que informação não é conhecimento, apenas é o caminho para chegar até ele e tendo isso em mente a informação não os dominará tanto nas ações quanto na consciência.
A DESPOLITIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Por meio da Educação escolar pode-se determinar e incentivar a qualidade da participação nos processos da sociedade, diminuindo as descrenças na solução dos problemas sociais e da insensibilidade e do individualismo, mostrando novos caminhos e novas formas de organização.
A CRISE ÉTICA
Vivemos numa crise de valores, no qual as pessoas só pensam em si mesmas e querem levar vantagens dos outros não importando com nada. Desse modo com a escola precisa colaborar para a formação ética para que diminua tanta injustiça, violência, racismo e individualismo.
A EXCLUSÃO SOCIAL
Transformações tecnológicas e cientificas