Seres Vivos
Tópico nº 2 do CBC de Ciências
Habilidades Básicas recomendadas no CBC:
•
•
·
Compreender os modos adotados pela ciência para agrupar seres vivos;
Idéias gerais sobre os grandes reinos;
Organização do texto:
████ Informação
████ Atividade
I - INTRODUÇÃO
Esse módulo introduz a classificação dos seres vivos, como construção humana que mudou ao longo da história e continua mudando. À medida que a diversidade de seres vivos foi sendo percebida e estudada foi preciso reorganizá-los. Os critérios de classificação mudaram muito desde as primeiras tentativas, realizadas pelos gregos há mais de dois mil anos. Hoje, apesar de não termos uma classificação universalmente aceita, existe um sistema classificatório dominante. Considerando a biodiversidade atual do planeta, podemos ver que os sistemas de classificação são ferramentas úteis para o conhecimento do mundo biológico. E é para exercer essa função que a classificação deve ser ensinada.
O que esperamos que com esse material é que você possa perceber os critérios de classificação como criações humanas, passíveis de modificações contínuas. Iniciaremos os estudos tratando da necessidade que temos de agrupar tudo ao nosso redor, segundo critérios estabelecidos para isso.
II - NECESSIDADE DE CLASSIFICAÇÃO
Os humanos apresentam a necessidade de classificar objetos. Para exemplificar isso, basta olhar ao nosso redor para constatarmos como as coisas se encontram agrupadas segundo critérios que facilitam a nossa vida.
Classificar as coisas as tornam mais fáceis de serem compreendidas.
Se formos a um supermercado, por exemplo, poderemos ver que todos os produtos à venda são expostos ao cliente, reunidos de forma organizada e se encontram cuidadosamente agrupados, geralmente segundo características comuns que os aproximam.
Fig 1. Seria difícil encontrar iogurtes, queijos, requeijões e leite se eles estivessem desorganizados no