Relat rio de f sica gerador
GERADOR DE VAN DER GRAAF - ESTUDO DAS CARGAS ELÉTRICAS
AYALA YASMIN
CAROLINE SUZART
JOÃO RICARDO
SALVADOR
2015
AYALA YASMIN
CAROLINE SUZART
JOÃO RICARDO
RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE FÍSICA
GERADOR DE VAN DER GRAAF-ESTUDO DAS CARGAS ELÉTRICAS
Relatório apresentado como forma de avaliação parcial da disciplina de Física Experimental, do Curso de Graduação em Engenharia Química, do Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Salvador, sob orientação do professor Raimundo Nonato.
SALVADOR
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 6
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
3.1 Materiais 7
3.2 Procedimento 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÃO 12
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
O gerador de Van der Graaff pode ser usado como um modelo didático para realizar demonstrações que contextualizam diversos aspectos dos fenômenos eletrostáticos de modo que ao armazenar cargas elétricas no seu terminal esférico, é capaz de gerar uma alta tensão. Esse gerador foi projetado e construído pelo engenheiro americano, Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) que se dedicou ao estudo e a pesquisa de Física Atômica no Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT. Em 1931 conhecido como Gerador Eletrostático de Alta Voltagem já era usado para acelerar partículas e indispensável para desvendar a constituição do átomo. No entanto, os aceleradores Van der Graaff sofreram desenvolvimento tecnológico dando lugares ao hoje conhecido como “aceleradores Pelletron”. O Van der Graaff original pode ser encontrada no Museu de Boston.
Figura 1.Gerador de Van der Graaff
Esse tipo de gerador é composto por um motor, dois cilindros, um conjunto de correias, um conjunto de escovas e um terminal de saída, que é uma grande esfera de metal ou de alumínio. O processo de eletrização se inicia durante o contato entre o rolete de PVC e a tira de borracha,