Resumo texto da qualidade de vida no trabalho
A proposta do texto é revisar e analisar criticamente recentes publicações internacionais de artigos científicos, articulando-os com alguns pressupostos teóricos que norteiam a conceituação do construto Qualidade de Vida no Trabalho.
Por: Izabela Maria Rezende Taveira ( UERJ)
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A qualidade de vida no trabalho normalmente tem sido buscada como uma forma de motivar e satisfazer as necessidades físicas, sociais e, até mesmo, espirituais das pessoas no trabalho e fora dele.
Programa: PIACT ( Programa Internacional para o Melhoramento das Condições de Trabalho ) da OIT ( Organização Internacional do Trabalho).
ENVOLVIMENTOS DA QVT
O meio do trabalho, a sua própria identidade, o desenvolvimento social, o prazer, as relações humanas, o desejo, a dignidade, o respeito dos outros e o sentimento de realização pessoal.
Refletir sobre a qualidade de vida no trabalho é articular os interesses diversos e contraditório presentes nos ambientes e condições de trabalho, em empresas públicas ou privadas.
Tais interesses, que não se resumem aos do capital e do trabalho, mas aos principalmente a relativos ao mundo subjetivo (desejos, vivências, sentimentos), aos valores, crenças, ideologias e aos interesses econômicos e políticos.
Muitos autores fixam seus estudos na questão da higiene no trabalho, o que é antiquado remetendo a época dos estudos de Taylor. Tais estudos eram focados somente no salário, na compensação, na premiação e na diminuição da jornada de trabalho visando verificar os limites da fadiga.
PRINCIPAIS ESTUDOS
INDICADORES DE WALTON (1974)
1. Compensação justa e adequada, 2. Ambiente seguro com boas condições de trabalho,
3. Direitos trabalhistas garantidos e iguais para todos, 4. Uso e desenvolvimento de capacidades, 5.Oportunidade de crescimento e segurança,
6. Integração social na organização, 7.Trabalho e espaço total de vida,
8. Relevância social da vida no trabalho e
9.Participação dos empregados nas