DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA LITERARIA TEORIAS DO LETRAMENTO E DIREITOS HUMANOS
CURSO: LETRAS
DISCIPLINAS NORTEADORAS: TEORIA LITERÁRIA; TEORIAS DO LETRAMENTO E DIREITOS HUMANOS
MERY ELLEN JARDIM MOTA MONTEIRO – RA:9675489676
FLAVIA ASSUNÇÃO DE MORAES ZANCHETTA – RA: 9608518509
JOCELI DOS SANTOS – RA: 9675486965
MARISA ANTUNES DE CAMARGO – RA: 8520920458
TUTOR: RODRIGO PEREIRA DE ARAUJO
PILAR DO SUL/ MAIO 2015
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância que o homem tem em estar alfabetizado, atualizado e por dentro das atuais exigências que o mundo vem a exigir. O educador Paulo Freire teve um papel fundamental na historia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, pois foi um dos que mais apoiou a causa. Apresenta as dificuldades que o cidadão tinha na época do inicio da alfabetização. Relata que desde as mudanças na sociedade na década de 30, o sistema de ensino de educação começa a estabelecer-se.
Analisar o ser humano alfabetizado e seus níveis de evolução através da utilização dos termos: Alfabetização Funcional, Social e Plena. E o foco principal – o individuo inserido na sociedade plenamente alfabetizado, os benefícios que isso traz para sua vida, fazendo com que se torne um cidadão participativo de seus direitos e deveres.
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Alfabetizar Jovens e Adultos não é um ato apenas de ensino-aprendizagem, é a construção de uma perspectiva de mudança; no inicio, época da colonização do Brasil, as poucas existentes era pra privilégio das classes médias e altas, nessas famílias os filhos possuíam acompanhamento escolar na infância; não havia necessidade de uma alfabetização pra jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso à instrução escolar e quando a recebiam era de forma indireta, de acordo com Ghiraldelli Jr.(2008, p 24) a educação brasileira teve seu inicio com o fim dos regimes das capitanias.
Observa-se que a Educação de Jovens e Adultos não é