FICHAMENTO CRITICO
FICHAMENTO CRÍTICO:
SOBRE O TEXTO APRENDIZADO DA ESCOLHA
2014
1. Identificação da Obra:
Trabalho e Educação. Clóvis de Barros Filho (org). São Paulo: Duetto Editorial, 2011. (Coleção Ética: pensar a vida e viver o pensamento).
2. Citações e crítica
Segundo, o contexto a questão da liberdade entra na historia na medida em que o homem para viver em sociedade deve se adequar a normas sociais que atendam as necessidades da coletividade e não as individualidades.
Essa liberdade nunca é nula... Em contrapartida, essa mesma liberdade também nunca será absoluta. Afinal ninguém pode fazer, a todo o momento, tudo o que quer. Porque não estamos sós. (F. Barros, 2011, pg. 11)
A referida citação vem abordar, sobre O ser humano em si é dotado de liberdade além dessa, deverá ser respeitado o lado individual de cada um e não infringindo ou desrespeitando os costumes dos outros, ou seja, deverá ser exercida de forma lícita. Algumas vezes, esta liberdade é utilizada de forma negativa, criando associações sem um estatuto sério, as quais mais se destinam a promover algumas pessoas e privilegiar outras do que promover o bem comum à maioria. A liberdade só é valida onde todos respeitam os pontos de vista, pois através dessa liberdade surgirão idéias e teses que serão usadas em prol de um todo.
No primeiro sentido, ser livre é questão de poder agir. Seu objeto é, portanto, a ação. A liberdade é física. De fazer ou não. No segundo sentido, ser livre é questão de pensar. Seu objeto é então, o pensamento. (F. Barros, 2011, pg. 12)
A liberdade é a possibilidade de fazer o que se quer e de não fazer o que não se quer, não somos livres para querer ou não querer, a liberdade é o nosso poder de escolha entre as oportunidades da vida seja elas permissíveis ou proibitivas, a liberdade de pensamento depende de cada condicionamento cultural e religioso, pois somos traçados dentro da lei, temos costumes,