botecnia

2230 palavras 9 páginas
A ESTRUTURA INDUSTRIAL E AGRARIA

GEOGRAFIA

NOME: MICHELLE ALMEIDA RODRIGUES
TURMA: 3° ‘’B’’
DATA: 22/08
PROFESSORA: MARI

A biotecnologia tem prometido soluções a graves problemas enfrentados pela humanidade neste fim de século, principalmente no que se refere a agricultura e a saúde. Por exemplo, a produção de sementes resistentes a climas e solos adversos ou a produção de remédios para doenças hoje incuráveis, principalmente, mas não somente, para os países em desenvolvimento. Na prática, porém a euforia é substituída pela lógica implacável do capital: a subsunção total das necessidades humanas a lógica do lucro. Esse texto pretende refletir sobre as consequências dos avanços tecnológicos no setor agrícola brasileiro. Ou para sermos mais específicos: em que medida a biotecnologia vem determinando os rumos da agricultura no Brasil no final do século XX e limiar do XXI; e qual tem sido o papel do Estado neste contexto.

A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo.

A desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais.

No caso específico do Brasil, uma grande parte das terras do país se encontra nas mãos de uma pequena parcela da população, essas pessoas são conhecidas como latifundiários. Já os mini fundiários são proprietários de milhares de pequenas propriedades rurais espalhadas pelo país, algumas são tão pequenas que muitas vezes não conseguem produzir renda e a própria subsistência familiar suficiente.

Diante das informações, fica evidente que no Brasil ocorre uma discrepância em relação à distribuição de terras, uma vez que alguns

Relacionados