Dinâmica de grupos
Nome: Tempo e Organização
Objetivo: Levar os participantes a compreenderem que a sua organização muitas vezes depende da organização dos outros e vice-versa.
Mínimo de Participantes: 8
Máximo de Participantes: 20
Duração: Aproximadamente 10 minutos
Material Necessário: Papéis pequenos com o nome de cada um dos participantes (tipo amigo secreto).
Procedimento: Dispor os participantes sentados em círculo, de modo que as cadeiras não fiquem muito próximas umas das outras. Após, o facilitador irá pedir para que cada um retire um papel, que deverá ser mantido em segredo. Certificar-se de que nenhum tenha retirado o seu próprio nome. Pedir a todos que se levantem e venham para o centro do círculo e andem, de modo a se misturarem bem. Perguntar a um dos participantes, quanto tempo (em segundos) ele levará para chegar a qualquer uma das cadeiras. Diga então que eles terão o triplo do tempo para isso, mas que a pessoa cujo nome se encontra no papel deverá estar sentada à sua direita.
Observações: Ao final, fazer uma reflexão sobre esse procedimento, que deverá despertar os participantes de que o tempo é nosso inimigo, quando não há organização. Ao contrário, se pudermos organizar melhor nossa rotina de trabalho ou de vida, o tempo estará a nosso favor e poderá ser aproveitado para nos dedicarmos a novas práticas, novos conhecimentos, tempo para si.
Família: Integração/ Recreação
Nome: Apanhar o bastão
Objetivo: Apresentação de grupos ou propiciar maior integração.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração:
Material Necessário: Bastão ou vassoura.
Procedimento: Formar um círculo o mais aberto possível. Cada participante deve inicialmente falar seu nome para que os demais o recordam ou aprendam. Escolhe-se um jogador que se coloca no centro do círculo segurando uma das extremidades do bastão que está apoiado no chão. Este deve iniciar o jogo falando o nome de um dos componentes do círculo. Ao mesmo tempo em que o