os tipos de pesquisa
R: são mecanismos de um conjunto de ações que visa a busca de obter novos conhecimentos para um nível maior de aprendizado, conhecimentos esses que são realizados por indivíduo ou grupos de indivíduos que são denominados de pesquisadores. Contudo, a pesquisa em si para alguns autores é algo de suma importância, inclusive para os docentes pois na hora de realizar uma pesquisa esta tem que esta dentro de sua própria prática, seja ela em qualquer nível, para que o indivíduo possa entender os modelos as quais a pesquisa possa ser discutido e praticada nas ciências sociais afirma Moreira (2006). A pesquisa seja ela social ou educacional tem que ser atribuída com base em suposições subjacentes básicos, pois se torna imprescindível para que o pesquisador possa dessas suposições, para que essas pesquisas tenham uma avaliação de maneira significativa.
2) O que é o conhecimento? Quais os tipos de pesquisa? Exemplificar:
R: Do latim “cognoscere” quer dizer o ato ou efeito de conhecer, que implica no saber adquirido através de informações canalizadas pelo estudo ou experiências; conhecimento de si mesmo. Onde se encontra dois elementos básicos: o “cognoscente” que é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O “cognocível” é o que se pode conhecer.
Tipos de pesquisa:
Pesquisa Exploratória: são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fenômeno. Muitas vezes as pesquisas operatórias constituem a primeira etapa de uma investigação mais ampla.
Pesquisa descritiva: é um estudo de status que é usado na educação e nas ciências comportamentais. O seu valor baseia-se na premissa de que os problemas podem ser resolvidos e as praticas melhoradas por meio da observação objetiva e minuciosa, da analise e da descrição onde são envolvidas muitas técnicas ou