Fichamento caso dos caçadores de caverna
Resenha crítica: “O caso dos exploradores de caverna”.
O Livro “O caso dos exploradores de caverna” do escritor Leon L. Fuller, descreve uma história que ocorreu no ano de 4299, cujo um grupo de homens entraram em uma caverna com o intuito de explorá- la. Ocorreu um desmoronamento de pedras na entrada, impedindo a passagem. Após familiares perceberem o desaparecimento dos exploradores, contataram a sociedade epistemológica, a qual os trabalhadores pertenciam. O resgate sofreu muitas dificuldades, devido a situação do local que havia somente uma entrada ( a que foi bloqueada). Depois de alguns dias foi possível fazer contato, através de radio transmissor que os exploradores carregavam consigo.
Um dos exploradores ficou com o encargo de comunicar com os responsáveis pela operação de salvamento, descobrindo assim que o resgate demoraria dez dias para ser efetuado. Notando a impossibilidade de sobrevivência sem alimento, Whetmore sugere tirar a vida de uns dos cinco, para que pudessem se alimentar. Indo a contra gosto das pessoas de fora da caverna.
Perdeu- se então o contato de dentro da caverna, sendo retomado somente na hora do resgate. Descobriu- se então que Whetmore foi o escolhido para o sacrifício e servido de alimento para os outros operários. Foi deixado uma dúvida sobre o que ocorrera dentro da caverna, um assassinato ou uma situação de estado de natureza?
.Para o juiz da primeira instância quem mata deveriam ser punido com a morte, o texto é bem claro e diz que: “ quem quer que intencionalmente privem a outrem d vida será punido com a morte” e essa foi a decisão dele em relação aos operários.
O caso foi levado ao tribunal e quatro juízes foram encarregados de dar suas opiniões. O ministro Foster, diz que a lei não deviria ser aplicado neste caso, visto que os acusado se encontravam em seu estado de natureza e para ele deveria ser aberto uma exceção do cumprimento da lei, para que não fosse cometido uma