Biologia vegetal- morfologia da flor
Engenharia Ambiental
Professora: Tarsila
Disciplina: Biologia Vegetal
Alunos: Jade Donnini e Riendo
Cattleya walkeriana
Morfologia externa
1) Análise dos verticilos protetores
A flor observada é uma diclamídea (heteroclamídea) e sua simetria é zigomorfa ou bilateral. O cálice apresenta concrescência do tipo diassépolo com três sépalas. A corola apresenta concrescência dialipétala com três pétalas.
2) Análise dos vertícilos reprodutores
A flor é hermafrodita e o androceu apresenta concrescência gamostemone com seis estames, de soldadura monadelfo e tamanho isodínamos. A deiscência da antera é valvar e o número de estames em relação ao número de pétalas é diplostêmone. O ginoceu apresenta concrescência gamocarpelar de posição de ovário ínfero, com 1 carpelo e número de lóculos trilocular.
Diversidade morfológica dos frutos e disseminação das sementes
1) Os frutos podem ser do tipo:
- Simples: quando são originários de uma flor dotada de um único ovário. Ex.: berinjela.
- Agregado: quando são originários de uma flor dotada de vários ovários. Ex.: Framboesa.
- Múltiplo: quando são originários de ovários de mais de uma flor. Ex.: abacaxi, jaca e figo (pseudofruto composto ou infrutescência)
Quanto à consistência de seu pericarpo, podem ser divididos em frutos carnosos e frutos secos:
Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto. Alguns exemplos de frutos carnosos do tipo baga são: melancia, goiaba, amora, graviola, maracujá, pepino, uva, laranja, limão, tomate, banana, entre tantos outros.
Os frutos carnosos do tipo drupa apresentam uma única semente no endocarpo e geralmente o endocarpo é duro e espesso. Alguns exemplos de frutos carnosos do tipo drupa são: abacate, jambo,umbu, pêssego, ameixa, manga, azeitona, pêra