FICHAMENTO - CAP I
O que é Sociologia?
Autor: Carlos Benedito Martins
PROF. TARCISIO TIMOTEO
I SEM. DIREITO – CAMPUS LINS/SP
LUIZ FERNANDO A. DOS SANTOS
CAPÍTULO PRIMEIRO - O SURGIMENTO
Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico (...) passa a cobrir, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social (...). O seu surgimento coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
(...) A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. (...) O século XVIII constitui um marco importante o surgimento da sociologia. (...) A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível. (...) A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos.
Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido á uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele.
Num período de oitenta anos, ou seja, entre 1780 e 1860, a