Fichamento do i e ii cap do manifesto do partido comunista
“ A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes”.( pag 26)
Ou seja, a tensão entre aqueles que detêm o mecanismo de produção e aquele que não (subordinados). A luta de classes que quase sempre culminou na transformação da sociedade ou na destruição das duas classes. Essa luta, que define o início ou fim de uma fase histórica. Classe social é o grupo que se define pela sua atividade de trabalho, ou divisão de trabalho.
“A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez mais do que estabelecer novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta em lugar das velhas. A sociedade divide-se cada vez mais em dois campos opostos, em duas classes diametralmente opostas: à burguesia e o proletariado.”( pag 26)
A burguesia é a classe revolucionária do século XIX, ela está por trás da dinâmica do capitalismo.
“O sistema feudal da indústria, no qual a produção industrial era monopolizada pelas guildas fechadas, agora não mais atendia às crescentes necessidades dos novos mercados” ( pag 27)
Marx reconhece que a expansão marítima ofereceu condições para a expansão/ ascensão da burguesia.
“A indústria moderna estabeleceu o mercado mundial, para o qual a descoberta da América preparou terreno. Esse mercado deu um imenso desenvolvimento ao comércio, à navegação e à comunicação por terra. Esse desenvolvimento, por sua vez, reagiu à extensão da indústria; e na proporção que a indústria, o comércio, a navegação e as estradas de ferro se estendiam, na mesma proporção a burguesia se desenvolvia, aumentava seu capital e punha em plano secundário toda classe legada pela Idade Média.” (pag 27)
Assim, a medida que o capitalismo chega, a tradição deixada pela Idade Média, se esgota.
“Cada etapa da evolução percorrida pela burguesia era acompanhada de um processo político correspondente”. (pag 28)
“A burguesia