Ciências Políticas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
JOSIEL GUEDES DA SILVA
CIÊNCIA POLÍTICA E ESTADO
São Luís
2014
JOSIEL GUEDES DA SILVA
CIÊNCIA POLÍTICA E ESTADO
Fichamento desenvolvido para a disciplina Ciência Política e Estado do curso de Direito.
São Luís
2014
MOREIRA, Adriano. Introdução. In: MOREIRA, Adriano. Ciência Política. 4. ed. Coimbra: Almedina, 1922. Cap. 1. p. 9-73.
FICHAMENTO
PREFÁCIO
A SOCIEDADE DE CONFIANÇA
A sociedade de Confiança que tende a não mais ser modelo em vigor. Para Cícero essa se daria por meio do consensus juris, -consentimento-, concordância elementar de atitudes e juízos se acordo com os comportamentos. Tal ideia fundamentaria a República. O espírito público e virtude, a boa fé, sem quebras dos compromissos são aspectos que geram questionamentos de qual sociedade de confiança está se desenvolvendo.
Segundo Alain Peyrefitte (1995) ocorreu a deriva das sociedades o que promoveu uma instabilidade crescente. Com isso, a ordem mundial foi alterada por guerras e outros aspectos, sendo que se tentou estabelecer um equilíbrio instável dos Pactos Militares. Os desafios planetários surgem do atual contexto, ou seja, se referem ao respeito à natureza, na valorização das diversidades culturais, na garantia dos direitos humanos, na segurança, na implantação da cidadania mundial. Promover um multiculturalismo da Humanidade sem fronteiras seria o grande objetivo que está no cerne da Humanidade.
Capítulo I
1º. Pressupostos da Ciência Política
1. Aproximação Semântica
Os problemas que constituem o estudo da Ciência Política são: Estado, Governo, Poder, autoridade e conflito. Visualizando de uma esfera mais ampla podem-se considerar ainda os conceitos de Partido, lei, justiça, Constituição, haja vista que esses abarcam a realidade como um Fenômeno Político. No que tange a análise dos cientistas