Fichamento Cap 1
DISCIPLINA EM CURSO: COMTABILIDADE DE CUSTOS
Fichamento
Aluna:---------------------------
Capitulo: 2
Livro: Martins, Eliseu. 10. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010
Título do Capítulo: Terminologia Contábil Básica
Objetivo do Capítulo: Adotaremos a nomenclatura e a conceituação a seguir explanando, é demostrar a terminologia, ou seja, uma profusão de nomes para um único conceito e também conceitos diferentes para uma única palavra. A diferença de cada palavra principalmente por sua maior correção do ponto de vista técnico.
Resposta ao Objetivo do Capítulo: Infelizmente, encontramos em todas as áreas, principalmente nas sociais (e econômicas, em particular), uma profusão de nomes para um único conceito e também conceitos diferentes para uma única palavra.
Fichamento Referencia do livro: Contabilidade de custos/ Martins, Eliseu. 10. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
“Gasto – Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessas de entrega de ativos (normalmente dinheiro).” (P.24, 6º Paragrafo).
“(...), Só existe gasto no ato de passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.” (P. 24 a 25, 7º Paragrafo).
“Desembolso – Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.” (P. 25, 3º Paragrafo).
“Investimento – Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro (s) período (s).” (P. 25, 5º Paragrafo).
“(...), a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.” (P. 25, 6º Paragrafo)
“ Todos os sacrifícios