Engenharia e ambiente, fichamento cap 1
Disciplina: Engenharia e ambiente
Professor(a): Josiane
Aluno: Bruno Vinícius Barbosa Senise
Matrícula: 13/0023078
Data: 10/04/2013
4ª atividade: Ficha de leitura, capítulo 1.
Ficha de leitura
Capítulo 1
A) Referência Bibliográfica: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AMBIENTAL 2ª edição, Benedito Braga, Ivanildo Hespanhol, João G. Lotufo Conejo, José Carlos Mierzwa, Mario Thadeu L. de Barros, Milton Spencer, Monica Porto, Nelson Nucci, Neusa Juliano, Sérgio Eiger. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. Pág 2-6.
B) Conceitos Principais: A crise ambiental e seus componentes principais (população, recursos naturais e poluição).
C) Objetivo do Texto: Esclarecer a crise ambiental com base nos fatores que a compõem.
D) Estrutura Básica: O autor conceitua o tema principal referido no texto e em seguida relaciona em tópicos e parágrafos cada componente que interfere no tema principal, no caso, a crise ambiental.
E) Ideia central do texto: Relacionar o homem e seus recursos na geração de graves consequências responsáveis pela crise ambiental e degradação do meio.
F) Síntese:
O nosso planeta é uma fonte de vários recursos que são úteis e facilitam por completo a situação vivida pelo homem. Porém, tais recursos não são inesgotáveis, ou seja, é preciso saber usá-los com cautela com a finalidade de obter um desenvolvimento cada vez mais sustentáveis. Portanto, no mundo contemporâneo, combinando o homem e os recursos naturais oferecidos por nosso meio, gera certo grau de poluição que é desfavorável a médio e longo prazo para nossa sobrevivência. É como uma adição simples (população + recursos naturais = poluição), que tem a crise ambiental como consequência.
O primeiro “coeficiente” da nossa soma se relaciona com a taxa de crescimento populacional, que já se aproxima de 1,13% ao ano, ou seja, a cada ano, o planeta ganha cerca de 74 milhões de habitantes sem descontar a taxa de mortalidade, que