A origem da civilização chinesa
- As primeiras culturas agrícolas na China Na china formou-se uma das mais antigas civilizações da história. Como outros povos orientais do período, os chineses se estabeleceram em torno de rios, o Rio Hoang – Ho, conhecido como Rio Amarelo, e o Rio Yang-tu, Rio Azul, às margens dos quais se desenvolveu a agricultura irrigada. As comunidades agrícolas mais antigas da China datam de aproximadamente 7.500 a.C. Essas comunidades criavam animais, como porcos e cães, praticavam uma agricultura primitiva e fabricavam cerâmica em fornos. A civilização chinesa foi a síntese de múltiplas combinações de povos e culturas. Segundo a tradição a primeira dinastia denominava-se Chi pelo lendário Yu. Essa dinastia teria durado de 2205 á 1760 a.C. Quando a China ingressou na era do bronze surgiu a primeira dinastia comprovada por vestígios históricos: a dinastia Chang (1760 – 1122 a.C). E nesse período houve o aparecimento da escrita e de estruturas políticas e sociais definidas.
- Organização social e política A dinastia Chang caracterizou-se pela presença de uma forte aristocracia guerreira, sustentada pelas comunidades camponesas, e pela instituição de uma monarquia baseada no culto dos ancestrais, Nos rituais de sacrifício, alem de cereais ofereciam-se o sangue e a carne das vitimas sacrificadas, humanas ou animais. Os primeiros indícios da escrita e da existência de centros urbanos datam também do período Chang.
-A dinastia Chou e a expansão da china
Entre os séculos XI e X a. C, a dinastia Chang foi conquistada pelos Chou, dando origem à dinastia mais duradoura da China. Os Chou eram originários do vale do Rio Uri e logo assimilaram a escrita e os valores difundidos pelo povo subjugado. A dinastia Chou começou a fragmentar-se após a morte do ultimo rei Chou, no século VIII a. C. Foi nesse período de fragmentação do poder que floresceram formas de