fichamento galbraith cap 1
• O Projeto da Organização,
• A Organização Reconfigurável,
• A Escolha do Momento de Reestruturar,
• O Processo do Projeto,
• Em Defesa de um Processo Participativo.
Nesse texto, o escritor menciona que cabe ao líder (no caso o leitor) dar forma à sua organização, que deve ser sempre projetada de cima para baixo, uma vez que os as pessoas da linha de frente não têm a amplitude de perspectiva necessária para avaliar o que é bom ou ruim para a organização, ainda que elas devam se envolver no processo de projeto.
Após ler o capítulo, espera-se que o leitor tenha noções quanto às variáveis de projetos de organizações, reestruturações, importância da equipe, liderança e colaboração das demais partes da organização.
A estrutura baseia-se em uma proposta de modelo, tendo caráter prescritivo.
O Projeto da Organização
É definido como o processo planejado de configuração de estruturas, processos, sistemas de recompensa, práticas e políticas de pessoas voltados para criação de uma organização eficiente, capaz de realizar sua estratégia corporativa.
Assim, o autor apresenta o “modelo estrela”, no qual há uma relação de 5 principais componentes do projeto de uma organização, fazendo uma consideração holística (compreensão da realidade em totalidades integradas onde cada elemento de um campo considerado reflete e contém todas as dimensões do campo – Dicionário Michaelis).
A seguir, descreverei as 5 pontas (componentes) da estrela, que ajudarão a compreender o projeto.
Estratégia: define a direção da organização, representa visão, missão e metas da empresa. Define também produtos e mercados desejados e não-desejados e como obter vantagens para se destacar em meio às demais empresas. É de extrema importância: “sem conhecer os objetivos, é impossível fazer escolhas racionais pelo caminho”.
Estrutura: determina onde o poder a autoridade