Fichamento cafeina
SUA AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS
A cafeína, chamada quimicamente de 1, 3, 7 trimetilxantina, pertence ao grupo das xantinas. É importante destacar que as xantinas não são consideradas micronutrientes, sendo principalmente usadas com finalidade terapêutica e farmacológica
A cafeína é encontrada naturalmente nos grãos de café, nas folhas de chá, no chocolate, nas sementes de cacau, nas nozes de cola, no guaraná e acrescentada a outras bebidas e alguns remédios.
Em busca de melhores resultados nos esportes, tanto de alto rendimento quanto em academias, são usados vários meios para que isso seja possível. Um desses recursos é o uso da cafeína, a mesma é um recurso ergogênico nutricional e é uma substância de fácil acesso a população, presente em muitas bebidas e alimentos.
A cafeína atua em diferentes tecidos do corpo provocando uma série de efeitos, entre ele estão a estimulação do sistema nervoso central, a interferência no sistema músculo esquelético e cardíaco e também a liberação e atuação de diferente hormônios. Se tratando do Sistema Nervoso Central, alguns autores afirmam ser esta a principal região afetada pela cafeína, resultando em seus maiores efeitos.
Os efeitos estimulantes da cafeína não resultam de sua ação direta sobre o sistema nervoso central. Pelo contrário, a cafeína induz uma estimulação indireta do sistema nervoso por bloquear outro neuromodulador químico, a adenosina, que exerce normalmente um efeito calmante sobre os neurônios do cérebro e da medula espinhal”.
Em virtude desta ação no nível do Sistema Nervoso Centra destacam alguns efeitos comprovados nos itens abaixo:
• Melhora do humor;
• Diminui o tempo de reação (resposta mais rápida);
• Aumenta a liberação de catecolaminas (hormônios como adrenalina noradrenalina);
• Aumenta a mobilização de ácidos graxos livre, como explicado acima;
• Aumenta o uso dos triglicerídeos musculares.
A cafeína pode agir diretamente sobre