Crick, Watson e o DNA em 90 minutos
OS BOTÕES DE NAPOLEÃO
As 17 Moléculas que Mudaram a História
Fichamento apresentado no curso de Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Bioquímica no 1º período, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Delgado Queissada.
Paripiranga
Março de 2014
LE COUTEUR, Penny; BURRESON, Jay. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. 343 p. ISBN: 978-85-7110924-7.
PENNY CAMERON LE COUTEUR é professora de química no Capilano Collage, no Canadá, há mais de 30 anos. É autora de diversos cursos de educação a distância em química e recebeu o Prêmio Polysar de ensino de química em universidades canadenses.
JAY BURRESON tem doutorado em química e trabalhou como químico industrial durante muitos anos. Recebeu uma bolsa especial para pesquisa de pós-doutorado em produtos_ar naturais marinhos, na Universidade do Havaí.
O fracasso de Napoleão na Rússia, em 1812, não teve muito valor. Pois foi exposto a temperaturas baixas, o metal se esfarela, e todas as fardas dos regimentos de Napoleão eram fechadas com botões desse material. Com sua simpatia, a professora de química Penny le Couteur e o químico industrial Jay Burreson fazem uma fascinante separação dos grupos de moléculas que, como o metal daqueles botões influenciaram o curso da história. Essas moléculas produziram grandes efeitos na engenharia e causaram grandes avanços na medicina e no direito. Por isso, hoje elas determinaram o que bebemos, comemos e vestimos. Ao descobrir espantosas conexões químicas que aparentemente unem eventos não relacionados, eles esclarecem que: A colônia Nova Amsterdã se tornou Nova York por causa da química. Houve