CRICK, WATSON E O DNA EM 90 MINUTOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENFERMAGEM
ISLANIA MATOS VASCONCELOS
CRICK, WATSON E O DNA EM 90 MINUTOS
Fichamento apresentado no curso de enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Biologia Celular e Histologia no 1º período, sob orientação do Prof. Igor Brandão.
Paripiranga
01 de Abril de 2014
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
STRATHERN, Paul. Crick Watson e o DNA em 90 minutos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora. 2001. 97 páginas.
RESUMO
O livro Crick, Watson e o DNA em 90 minutos fala sobre uma descoberta que revolucionou a ciência: o DNA. Crick e Watson em 25 de abril de 1953, apresentaram ao mundo a molécula de DNA em forma de dupla hélice, Estes dois cientistas tal feito graças a determinação, criatividade, curiosidade e questionamentos. Em função de questionamentos sobre o trabalho de outros cientistas já renomados, como por exemplo Linus Pauling, Crick e Watson descobriram falhas nas teorias que visavam esclarecer a estrutura do DNA vencendo desse modo a corrida para montar o quebra-cabeça que era o tal DNA. O livro mostra numa linguagem bem simples, todo trabalho nos laboratórios, as disputas entre cientistas e os caminhos que levou a tal revolucionaria descoberta que abriu caminhos para o futuro seqüenciamento do DNA.
A CAMINHO DO DNA: UMA HISTÓRIA DA GENÉTICA
“[...]O fato de alguns genes permanecerem freqüentemente unidos de geração para geração sugeria um mecanismo de ligação. Morgan concluiu que eles só poderiam estar ligados em cromossomos[...]”(p.25)
“[...]E quanto maior fosse a freqüência de rearranjos, mais distantes entre si estariam os genes. Morgan compreendeu que era possível mapear genes”(p.25)
PARECER:
Este capítulo diz que quando a creatina fundir diretamente em grupos de cromossomos, transformando-se em dois, podendo espalhar-se pela célula e gerar processos extraordinários.