direito
Russia contra Ucrania
Hoje como no tempo da guerra do século XIX, o interesse de Moscovo nesta penísula tem a ver com a sua posição geográfica. Valerá ainda uma guerra?A República Autônoma da Crimeia é uma república autônoma situada na região oeste da Rússia, localizada na península da Crimeia, na costa norte do Mar Negro. A república abrange praticamente toda a península, com exceção da cidade de Sebastopol.Os acontecimentos na Crimeia levaram Washington, que promoveu a Cimeira sobre Segurança Nuclear, a convidar os líderes dos sete países mais industrializados do mundo (G7) para um encontro à margem da reunião para debater a situação na Ucrânia e a eventual aplicação de mais sanções contra Moscovo.
Em 1994, após a independência, a Ucrânia abdicou das armas nucleares em troca de uma garantia sobre a sua integridade territorial que foi assegurada, nomeadamente, pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido. O presidente disse que o referendo realizado na região ucraniana da Crimeia foi feito de acordo com os procedimentos democráticos e com a lei internacional, e que a Crimeia "sempre foi e sempre será parte da Rússia".A Crimeia é uma fusão ímpar de culturas e tradições de diferentes povos. Isso a torna semelhante à Rússia como um todo, onde nenhum grupo étnico foi perdido ao longo dos séculos. Russos e ucranianos, crimeios e tártaros e povos de outros grupos étnicos conviveram na Crimeia, preservando a própria identidade, as tradições, idiomas e crenças.
Curiosamente, a atual população total da península da Crimeia é de 2,2 milhões de pessoas, das quais cerca de 1,5 milhão são russos, 350 mil são ucranianos que consideram o russo predominantemente como idioma nativo e cerca de 290 mil a 300 mil são tártaros da Crimeia que, como mostrou o referendo, inclinam-se a favor da Rússia. “A Crimeia foi parte, primeiro, do Império Russo e depois do regime soviético e, portanto, é uma área que é, não só dominada por uma maioria russa, como uma área – a