Fichamento - bizâncio e idade média
INTRODUÇÃO. O autor expõe as influências e originalidades culturais e gastronômicas, sendo a religião sendo um dos fatores preponderantes do seu desenvolvimento durante o Império Bizantino e de algumas cidades no período da Idade Média, assim como a influência da cultura do Oriente Médio.
DESENVOLVIMENTO. O autor valoriza vários aspectos das culturas supracitadas. Evidenciando as suas importâncias na história.
Origens no Império Bizantino. Mesmo com todos os obstáculos, as origens culturais de seus fundadores fizeram-se presentes em sua solidificação. "À margem das consequências mais devastadoras das migrações bárbaras, Bizâncio guardará quase intacto o legado cultural greco-romano..." (p. 57).
2.1.1. Política e Legislação em Bizâncio. Características proveniente também de seus fundadores. “Não obstante as transformações por que passou o Império no transcurso da história, sua estrutura política e suas leis manterão os traços romanos de origem...” (p. 57).
Identidade cultural própria. Bizâncio deixou marcas próprias na história. “Entrementes, desenvolvia-se em Bizâncio um estilo próprio de arte e arquitetura. A originalidade artística bizantina exercia grande influência em diversos pontos da Europa e do Levante e seria notória em cidades balcânicas, russas e italianas.” (p. 58).
Religião como alicerce do poder. Um grande aliado do Império. “Durante o reinado de Teodósio, o Grande, (379-395), o cristianismo foi declarado religião oficial e o batismo uma obrigação para todos os cidadãos. A religião se tornou a grande força conglomeradora e o imperador, um instrumento temporal de Deus, com a missão de guiar seus súditos para a salvação eterna.” (p. 58).
Mosteiros: berços artísticos. Fundamental no auxilio na expansão do patrimônio cultural. “... No recolhimento monacal, criaram-se esplêndidas iluminuras, composições musicais litúrgicas e