Fichamento: Origem da Idade Média com foco na Igreja Católica Apostólica Romana
Para compreender a Civilização Ocidental, é necessário considerar o cristianismo, pois ele é a base de partida.
Deve-se conceituar a PAX romana, que foi inaugurada no Reinado de Augusto constituindo um longo período sem guerras, a língua grega foi a primeira a ser usada pela Igreja, tornou-se um instrumento universal da cultura. É importante reconhecer que o cristianismo era atrativo para as camadas sociais mais baixas, pois pregava a igualdade social, e ele tinha o caráter universal oposto as religiões do Oriente que se restringe sua difusão a algumas áreas.
Enquanto a expansão no Oriente é considerada rápida, no Ocidente aconteceu mais lentamente já que ocorreu muitas vezes sob forte repressão, pois o Estado Romano não reconhecia a nova religião.Porque os cristãos se negavam a adorar o Imperador e cultuar os deuses de Roma, por isso foram considerados fora da lei.
Só após a conversão do Imperador romano Constantino ,onde ele proclama o Edito de Milão, o cristianismo consegue igualdade de condições com as outras religiões do Império.
O cristianismo que antes era reprimido passou a ser a religião mais favorecida, recebendo assim muitos privilégios.
Após a queda definitiva do Império Romano pelos bárbaros(476), a Igreja foi a única instituição que sobreviveu a devastação provocada pelas migrações germânicas. Os bispos de Roma e das outras cidades foram líderes na luta contra os bárbaros. Em Roma era o próprio Papa que protegia e abastecia a cidade; e como não existia um poder civil centralizador era o papado que sustentava tudo,cabia a ele também a atividade diplomática, o que conferiu a Igreja grande prestigio, e também era a grande proprietária de terras na Itália .
As dificuldades encontradas pela Sé Romana fez com que a Igreja fosse obrigada a buscar apoio no Império Bizantino, porém o papado não confiava nas intenções bizantinas , essa desconfiança era