Fichamento Livro Passagens da Antiguidade ao Feudalismo
Fichamento do Livro: Passagens da Antiguidade ao Feudalismo
Ficha Bibliografia
Passagens da Antiguidade ao Feudalismo
Autor: Perry Anderson
1974
Tradução: Beatriz Sidou
5º edição, 1994
2º reimpressão, março de 1998
Editora: Brasilense - SP
Perry Anderson no livro Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, discorre sobre a Antiguidade Clássica e os movimentos políticos e sociais que ocorreram para está se transformar no sistema feudal, característica da Idade Média.
Abordando temas como a escravidão, e a agricultura como principal fonte de renda para o enriquecimento da polis, a dificuldade dos meios de transportes terrestre, e a importância da navegação para o transporte na Antiguidade Clássica.
Anderson descreve a Antiguidade Clássica desde o surgimento da Grécia e de sua ascensão, e do mundo romano até a queda de Roma. Pontuando seu texto com as possíveis causas da transição da Antiguidade Clássica para o sistema feudal. Apontando as invasões Árabes e germânicas e a crise na produção como a maior causa dessa transição, que nasce da união do modo de produção escravo da Antiguidade com o sistema primitivo das tribos germânicas. Um modo de produção onde o camponês é um servo ligado a terra que tem dever para com o senhor feudal, que por sua vez é um vassalo. Este com a ajuda da Igreja atingindo seu apogeu nos séculos X, e seu deterioramento por causa da crise na produção nos séculos XIV e XV, abrindo espaço para o “Capitalismo”. As estruturas do mundo medieval – A nova Europa no modo de produção feudal e suas tipologias sociais com seus padrões de desenvolvimento. Por causa das fronteiras, onde em algumas regiões os romanos não adentraram, o sistema feudal demorou a começar. Sendo que este nunca foi homogêneo, pois ao mesmo tempo em que ele, existia também escravos e os camponeses livres.
Prefácio
“Antiguidade e