apostila ginastica
1.1. Rolamento para frente grupado.
Aspectos técnicos: Partindo da posição de pé, com as pernas unidas, o executante deverá flexionar as pernas e apoiar as mãos no solo de forma a que estas correspondam aproximadamente à linha dos ombros. O queixo deverá ser posicionado junto ao peito e a coluna vertebral deverá estar curvada. Após impulsionar o corpo com as pernas, o corpo é apoiado pelos braços, rolando sobre a nuca, ombros e costas curvadas. As pernas, após a impulsão, deverão permanecer na posição grupada, até que os pés sejam apoiados sobre o solo. No final do movimento, o executante assume uma posição ereta (em pé), a qual é atingida sem o auxílio das mãos.
Auxílio
Uma das mãos é colocada na porção posterior da coxa para aumentar o impulso do movimento e facilitar a rotação do corpo, enquanto que a outra mão é posicionada atrás da cabeça (na região da nuca) para manter a posição da cabeça (queixo posicionado junto ao manúbrio) a fim de proteger o pescoço (Santos, 1985). Gonçalves (1978) sugere que a ajuda deve ser dada com uma das mãos na nuca e a outra nos quadris, auxiliando na elevação dos quadris. Exercícios e formas de trabalho para o aprendizado do rolamento grupado para frente
1) Flexionar e estender a região lombar na posição de quatro apoios e na posição sentado;
2) Balanço do corpo para frente e para trás a partir da posição deitada (com os membros inferiores e superiores posicionados junto ao tronco); aumentar gradativamente o balanço até que o executante consiga posicionar-se em dois apoios (em agachamento).
3) Grupar-se a partir da posição ajoelhada;
4) Deslocamentos em quadrupedia sobre diferentes direções, planos inclinados, transpondo obstáculos
5) Jogos (revezamentos), incluindo os deslocamentos em quadrupedia.
6) Apoio de mãos com elevação dos membros inferiores através do auxílio de um companheiro (carrinho-de-mão);