Fichamento Assessoria de Imprensa e as novas mídias
Novas tecnologias de comunicação (p. 341): o semicondutor, o satélite de órbita geossíncrona, fibra óptica, vídeo dde alta definição, computador.
O computador como facilitador da comunicação pessoal, “cresce com a incorporação da multimídia e vai entregando diversos meios de comunicação, tirando proveito do que existe de melhor em cada um. Sua tendência, como eletrodoméstico,l é integrar, cada vez mais, em um único conjunto, a televisão, o aparelho de som, o rádio, o telefone, o fac-símile e, também, o videocassete” (p. 341)
O desenvolvimento da internet, como forma de distribuição e acesso de dados digitais ocasiona uma mudança social, cultural, política e econômica.
A internet atingiu levou quatro anos (1992.1996) para atingir 50 milhões de usuários, enquanto o rádio levou 38 anos e a TV, 13 anos (Network Wizards- p. 341) “Organizações bem-sucedidas, devem reunir dados, aanalisá-los para criar a informação, disseminar a informação para o público apropriado e interpretar essa informação” (p. 343, citando Reynolds). Segundo o autor são essas habilidades que, em um mercado altamente competitivo, podem distinguir vencedores de perdedores.
Na primeira parte do texto, contrextualiza conceitos de massa - um grupo heterogêneo onde as reações dos indivíduos “seguem as de seus atributos demográficos e de sua personalidade” (Dreidson, 1953) (p.342); público - “são indivíduos que têm alguma coisa em comum, são afetados pelo mesmo problema ou assunto”; Dados – informação que ainda não foi processada; informação –“dado considerado útil para um propósito imediato” (Reynolds, 1992. P. 342); sistemas – um grupo de elemntos organizados por um propósito comum; conhecimento – fluxo de informação (Nonaka e Takeuchi, 1997, p. 64- p. 343) e informação – fluxo de mensagens.
Grunig e Hunt (1984) descrevem quatro maneiras de pensar a Relações Públicas/ Comunicação Social. Modelos de mão-única, assimétricos (passam a