Fichamento do Cap tulo Imprensa e Organiza es
A relação entre Assessorado e Assessoria de Imprensa é determinante para obter bons resultados na construção de mensagens e fixar credibilidade como uma marca, para isso é necessário ter acesso às informações, possuir livre acesso. Por essa razão a importância do assessor ter acesso as diretrizes da organização, para poder informar a imprensa. Ele faz parte da alta gestão, para poder responder as necessidades da organização.
Uma organização que valoriza o diálogo com a sociedade investe constantemente em oportunidades e transforma atividades de relacionamento com os jornalistas formadores de opinião, mas para isso é necessário informar qualquer tipo de pauta, independente se for negativa ou positiva. Os assessores de imprensa têm como obrigação exercer o papel de abrir os muros da organização para a sociedade. De modo geral como a cultura organizacional, como comportamento reativo e atitudes corporativas. Daí, o valor adicional do assessor de imprensa que, além de atuar diretamente na interface da mídia, destina ações para um trabalho pedagógico interno a fim de abrir as perspectivas fechadas e unir visões fragmentadas, comuns no universo das organizações.
Além de conflitos internos o gestor de comunicação tem que lidar com os conflitos que os repórteres questionam sobre a organização, contudo é necessário lidar com pautas que cujo o conteúdo requer a defesa da organização ou a incansável negociação com o repórter. É a hora de lutar por um posicionamento da organização perante aos públicos. A assessoria luta com as divergências: conversa, diálogo, tenta esclarecer ou alertar os jornalistas, debate ponto de vista, sublinha incorreções ou viés equivocado. É um trabalho árduo que consome paciência, doses de persistência e tolerância a frustação.
O Assessor de Imprensa, tem que ser muito mais que um “apagador de incêndio”, muitos se restringem em preestabelecer que esse setor só é responsável, em lidar com a linguagem