Fichamento do Livro Publicitários
MATHEUS LANINI DE ALMEIDA
F I C H A M E N T O
Fichamento do Publicitário, da editora PubliFolha, apresentado à professora Ana Marta Ladeira, na disciplina Comunicação Integrada, dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda do CES/JF.
Juiz de Fora
Junho - 2013
Publicitário. São Paulo: PubliFolha, 2005. p...: 7, 11, 19, 35, 41, 67 e 89
Capítulo 1 – Introdução
“É evidente que nem todo mundo busca a carreira apenas pelo charme às vezes exagerado que se costuma atribuir à vida do publicitário. Boa parte dos jovens que optam pelo curso o faz por pura vocação. Alguns porque têm talento para desenhar; outros porque gostam de escrever; muitos porque percebem que possuem facilidade de comunicação” (p. 8)
“Há ainda um aspecto curioso a respeito da preferência pelas especializações da publicidade. Não existem pesquisas específicas sobre o tema, mas quem conhece o mercado afirma que muitos dos jovens que ingressam na faculdade estão certos de que nasceram para atuar no departamento de criação de uma agência. Boa parte pensa assim porque acredita que esse é o único nicho em que sua criatividade pode se manifestar por inteiro. No entanto, ao longo do curso, a maioria acaba descobrindo o óbvio: é possível ser criativo em qualquer área da carreira. Trata-se apenas de descobrir onde i talento de cada um será mais bem aproveitado” (p. 9)
“Aos que sonham com um emprego formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas, recomenda-se uma revisão de conceitos” (p. 9)
“Prepare-se também para ingressar na vida profissional ainda durante a faculdade, a fim de entender às novas demandas do mercado, que tem exigido pessoas bem preparadas tecnicamente para o trabalho” (p. 10)
Capítulo 2 – História
“É praticamente impossível determinar a origem exata da publicidade. De uma forma ou de outra, a propaganda existe desde que