Fichamento Antígona
Fichamento: Antígona – Sófoles
Disciplina: Linguagem Jurídica
Nome: Juliana Simonassi Garcia Duarte
RA: 14161913
Ano: 1º C
Período: Matutino
Sala: 219
Resumo do texto
O texto Antígona trata-se de um clássico, uma tragédia grega que tem como início outro relato histórico, também clássico, “Édipo Rei”. Antígona é filha de Jocasta e Édipo e tem mais três irmãos, sendo eles uma irmã chamada Ismênia e dois irmãos, Polínice e Eteócles. Édipo teve seu futuro visto pelo Oráculo de Delfos que profetizou que este mataria sem pai e se casaria com sua mãe, já que este não conhecia suas origens. Como profetizado tal situação ocorre, Jocasta morre e Édipo não aceitando viver com isso se isola em Tebas até sua morte, apoiado pela filha Antígona, sempre atenciosa.
Deste modo surge então a história de Antígona. Os dois irmãos foram amaldiçoados pelo pai que disse que eles morreriam um pela mão do outro por rejeitarem-no, o que ocorreu de fato, já que estes brigavam pela disputa do trono. Polínice queria ocupar o trono, porém Eteócles queria que o tio Creonte ficasse no lugar de seu pai. Tal disputa acabou em sangue e morte. Creonte por fim assumiu o trono já que não havia mais disputa entre os irmãos e fez o enterro de Eteócles, já que este o apoiava. Antígona entra em cena quando não aceita o fato do tio Creonte não permitir que o irmão Polínice fosse enterrado por não aceitá-lo no trono. Insatisfeita com a postura autoritária do tio ela desobedece às ordens e trata de encontrar maneiras de realizar o funeral para o irmão.
Antígona considerava que todos deviam ter o direito de ser enterrados com honra, e achava injusta tal proibição do tio. Lutou para que isso ocorresse, pois não aceitava que as leis do tio estivessem acima das leis dos deuses. Sua irmã Ismênia inicialmente amedrontada pela soberania do tio não apoiou-a, o que deixou Antígona desapontada com a covardia da irmã. Esta passou por cima de seus medos para