Fichamento Antigona
RESUMO
Antigona é uma obra de Sófacles que foi construída por volta do ano 442 A.C., aborda o direito positivo versos o natural. As características das histórias desse autor é que tem fins trágicos. No livro abordado conta a história dos filhos de Édipo, pois dois deles, Eteocles e Polinences morrem em um duelo em busca do poder soberano de Tebas. Creonte que agora é o rei permite que façam o sepultamento apenas de Eteocles, e Polinences como castigo não poderá ser enterrado, quem desobedecesse a suas ordens seria levada a morte. Sua irmã Antigona vai contra as leis dos homens e escondido sepulta seu irmão, uma dos guardiões vai até o governo para informar o acontecido. Antigona foi pega pelos guardiões do rei e por ter desobedecido às ordens do poder soberano é condenada a morte. O poder e a vaidade tomaram conta de Crento, pois traça um diálogo com seu filho Hémon, que era noivo de Antigona e ao ameaçar se matar Creonte não da ouvidos e se torna ainda mais cruel, e acaba levando a moça para uma caverna e deixara lá, dessa forma morrerá lentamente e seu sofrimento será maior. Teresias o adivinho procura mostrar ao monarca que cometera muito mal a sua vida, porem Creonte continua irredutível. Com a partida de Teresias o coro convence ao soberano libertar Antigona e o sepultamento de Polinences, porem ela já tinha se suicidado. Ao saber a notícia da morte de sua noiva Hémon se suicida e a sua mãe, Eurides, ao receber a notícia da morte do seu filho também comete os mesmo ato. O rei vivera com o peso da morte de Antigona, Hémon e Eurídes.
“(...) Disso faz ele grande empenho, e ameaça, a quem quer que desobedeça, de ser apedrejado pelo povo (...).” (p.6 a 7)
“(...) E agora, que estamos a sós, pensa na morte ainda mais terrível que teremos se contrariarmos o decreto e o poder de nossos governantes! (...).” (p.8)
“(...) Em minha opinião, aquele que, como