Fichamento Antigona
Antígona não concorda com o decreto de seu rei, quer um sepultamento digno para seus dois irmãos, já Ismena recusa-se a interferir em uma ordem do rei, teme a sua morte e deixa sua irmã prosseguir sozinha.
Creonte declara para toda cidade de Tebas que Etéocles, por ter lutado com bravura, merece o mais ilustre dos sepultamentos, ao contrário de Polinice que foi contra seu povo e tentou incendiar o seu país natal, merecia ser condenado ao insepulto, seria proibido honrá-lo. Decretou-se então pelo rei, quem prestasse benefícios a Tebas teria sua honra até após sua morte.
Conforme seguia a ordem do rei, o corpo de Polinice estava rodeado de guardas para que não houvesse a chance de ninguém o sepultar, eis que surge alguém e deposita terra seca sobre o corpo, o rei da á ordens aos guardas para encontrar o criminoso, ou pagariam com suas vidas. Os guardas saem à procura do criminoso e depois de algum tempo voltam com Antígona presa, Creonte a questiona já que tinha deixado claro suas ordens, desconfiando também de sua irmã Ismena, o rei prende as duas temporariamente.
Herão, filho e Creonte e noivo de Antígona, confronta seu pai sobre prendê-la, não tendo sucesso e discutindo com seu pai, Herão promete nunca mais vê-lo. Com Antígona presa em uma caverna, Creonte liberta Ismena com o coro, eis que surge Tirésias, um profeta cego, trazendo a noticia de que os deuses estão a favor de Antígona e afirma que o rei irá perder um filho, por ter cometido esse erro com Polinice, o rei ouve o profeta e ordena que façam o sepultamento de Polinice e que libertem Antígona, mas então um mensageiro chega com o recado ao rei e sua rainha Eurídice de que é tarde demais, seu filho Herão e sua noiva Antígona, tiraram suas próprias vidas. A rainha se desespera no palácio e quando Creonte chega com o corpo de seu filho, recebe a noticia da morte de Eurídice, que antes de morrer o amaldiçoou. Com base na historia do livro em minha opinião achei injusta a decisão do rei