Fichamento 2
O AUTOR
Charles Robert Darwin, nascido em 19 de Abril de 1882 é um cientista famoso por elaborar a tese da evolução humana. Outro fator que chama a atenção a respeito de Darwin foi a sua teoria baseada na seleção natural e sexual para o desenvolvimento dos seres em geral.
RESUMO
Desde que nascemos somos incluídos no mundo da linguagem. Essa perspectiva é uma competência básica que a sociedade nos impõe, logo após uma série de outros fatores que possibilitam a inclusão dos utentes dentro desse vasto e amplo mundo da linguagem. A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencional, ou seja, dependentes de aceitação social. A linguagem é o meio mais utilizado para a formação de novas ideias, quebra de paradigmas, e conhecimento do “eu”. Por não existir verdade absoluta, é perceptível uma constante busca por conhecimento. O conhecimento é uma construção íntima de cada ser, uma elaboração da mente a qual constrói e demonstra as estruturas de pensamentos, sempre a partir do que se percebe e experimenta. A linguagem e a interpretação são ferramentas utilizadas na formação do conhecimento, ambas fazem crescer e contribuem para a formação da vida no universo e na vivência social. Ao longo da vida os seres humanos se especializam em uma área sendo esta humana ou exata, os cientistas se especializaram nas exatas logo buscam criar, descobrir, explicar e comprovar tudo, e o que não é explicado nem comprovado acaba não sendo cientifico, surgindo até um preconceito em relação às áreas humanas.
CAPÍTULO I – A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
“A luta pela sobrevivência resulta inevitavelmente da rapidez com que os seres organizados tendem a se multiplicar”. (PÁG. 9)
“Quando um desses obstáculos acaba por abrandar ou a destruição cessa, por pouco que seja, o