FICHAMENTO 1
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: ISABEL MANZINI COSTA E SILVA
A VIDA POLÍTICA
Paradoxos da política
A política é uma atividade que é realizada por determinados tipos de pessoas encarregadas de fazê-la, sendo essas pessoas os políticos profissionais. No entanto, a política é algo comum ao interesse de todos aqueles que vivem em uma sociedade. Podendo até mesmo ser considerada como uma obrigação para todos. Desse modo, ela é uma atividade específica de determinados tipos de profissionais e ao mesmo tempo uma obrigação para todos nós que vivemos em uma sociedade? Eis que surge o primeiro paradoxo.
Política ora é designada como uma atividade específica realizada pelos profissionais adequados, ora uma ação coletiva feita por todos aqueles que compõem uma sociedade dirigida ao governo ou Estado. Também pode se designar a política como “universitária” e “da escola”, que definem sua direção e o modo de participação ou não de professores e estudantes em sua gestão. Existindo também a “política da empresa” que se refere ao modo de organização e divisão de poderes relativos e as demais tarefas que dela fazem parte.
Afinal, o que é política? No caso de governo e administração, usamos a palavra para nos referirmos a uma atividade que exige formas organizadas de gestão institucional. Já com relação a gestão e organização de instituições, usamos a palavra para nos referirmos ao fato de que organizar e gerir uma instituição envolve o poder.
A generalização da palavra política deve-se ao fato da multiplicação do campo das atividades políticas, que passaram a estarem presentes em questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais.
Existem três significados principais: o de governo - que aborda direção e administração do poder público sob a forma de Estado, a ação dos