Fichamento: 'o que é economia'
1. OS VÁRIOS SIGNIFICADOS DO TERMO “ECONOMIA” 1. Existem três significados: 1. Qualidade de ser estrito ou austero no uso de recursos ou valores (comprar barato, não desperdiçar). 2. Economia como atividade (quando visa ganho pecuniário, ou seja, quando proporciona a quem a exerce um rendimento em dinheiro). 3. Economia como ciência, que é responsável pela sistematização do conhecimento sobre a economia, estudando a economia como atividade (segundo significado).
2. A ECONOMIA COMO ATIVIDADE 1. Têm-se duas escolas: 1. Marxista: concebe-a como sendo social – a economia é definida como uma atividade coletiva, com divisão social do trabalho. Atividades puramente individuais não fazem parte da sua análise (ex: “os serviços que o consumidor presta a si mesmo”). 2. Marginalista: concebe-a como sendo individual – reconhecem a divisão social do trabalho, mas este relacionamento se dá entre agentes individuais, visando apenas seus desejos e necessidades. Nenhuma atividade pode ser excluída dessa corrente (incluindo “os serviços que o consumidor presta a si mesmo”).
3. A ECONOMIA COMO CIÊNCIA 1. Marxistas: 1. A economia política é a ciência do social, abrangendo em seu campo de estudo o conjunto de atividades que formam a vida econômica da sociedade. 2. Preocupa-se com a estrutura de classes, relacionamento e conflitos da mesma no campo econômico e político, com o papel do Estado na economia, repartição de renda, acumulação de capital e desenvolvimento das forças produtivas. 2. Marginalistas: 1. Têm como modelo as ciências da natureza, cada uma das quais tem como objeto próprio um determinado “setor” do universo físico. 2. Cada setor guarda considerável autonomia em relação aos demais (ex: as leis da economia não interferem nas leis do relacionamento social, que não interfere nas leis da