Genetica do sexo
Herança ligada ao sexo é a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não-homóloga dos cromossomos sexuais, no caso da espécie humana, os genes presentes no cromossomo X sem correspondentes no cromossomo Y. A herança ligada ao sexo responde por diversas enfermidades encontradas em humanos, como o daltonismo, hemofilia ou glaucoma juvenil. Nos seres humanos, o sexo é determinado pelo sistema XY. Mesmo sendo diferentes os cromossomos masculinos e femininos, esses cromossomos sexuais são homólogos e , porém no cromossomo masculino não há cromátides, e por esse motivo o pareamento deles é parcial. Nas regiões homólogas, há pareamento entre os cromossomos X e Y, e nas regiões não homologas, não há pareamento entre os cromossomos X e Y. É importante lembrar que os genes do cromossomo X que fica na região não homóloga, não possuem alelos na região não homóloga do cromossomo Y.
Os genes recessivos que estão na região homóloga do cromossomo X, revela fenotipicamente com uma freqüência maior nos machos, pois basta ele estar presente para se manifestar. Nas fêmeas, os genes recessivos só se manifestam em dose dupla, é o que chamamos de homozigoze recessiva. Os genes que estão na região não homóloga do cromossomo, apresentam um tipo de herança denominada herança restrita ao sexo e essa herança só ocorre nos machos.
GENÈTICA DO SEXO
Na maioria dos Organismos Que se Reproduzem sexuadamente, o sexo é determinado geneticamente. Em muitas espécies o sexo já é definido na formação do zigoto. Os Genes Responsáveis pelas características sexuais masculinas e femininas podem ocorrer em vários pares de cromossomos ou concentrar-se em algum deles. É o que ocorre em animais que apresentam um par de cromossomos sexuais, assim denominados porque detêm a maior parte das informações para a determinação do sexo. Os Demais pares de cromossomos, denominados autossomos, transportam os genes que condicionam as