Jogos de empresas
Discente: Fabrícia Dias Ribeiro – 7º semestre de Administração – Afirmativo
▪ Capítulo 1
Nos dias de hoje, onde temos tão pouco tempo para o lazer, nossas crianças de divertem frente a computadores de ultima geração, guiados pela emoção de se sentirem parte do jogo, dentro da tela e do cenário. Parece tudo tão novo e moderno, mas não é. Esse sentimento de desejo à simulação está dentro do homem, desde os primórdios da humanidade. Indícios históricos mostram que as crianças pré-históricas brincavam de se esconder, guiadas pelo instinto de sobrevivência e as da era feudal, imitavam os cavaleiros usando arcos, flechas e espadas para copiar fielmente as grandes batalhas da época. O homem adulto, inconscientemente, copiou o ato de jogar das crianças. No século XIX, os militares usavam os modelos de simulação com fins de treinamento. Posteriormente no século XX, os Estados Unidos criam métodos de treinamento de executivos usado jogos. Os jogos estão em toda parte, e eles auxiliaram o homem a evoluir durante a nossa historia.
Mas o que é jogo?
Jogo é toda atividade praticada por mais de uma pessoa, com regras onde estas determinarão quem irá vencer. As pessoas devem participar espontaneamente. Deve ser uma atividade LIVRE. As pessoas só participam se quiserem.
Existem jogos que imitam a realidade. Estes são chamados JOGOS SIMULADOS. Estes copiam as particularidades e detalhes do que é real, o que difere são somente as conseqüências. A melhor forma de se treinar alguém é usando um simulador. Eles produzem o ambiente de interação do jogo, suas reações, efeitos e resultados.
Os jogos nas Empresas
Os jogos simulados podem ser usados nas empresas, retratando situações especificas da área empresarial, assim melhorando as técnicas necessárias para o desempenho das tarefas de cada colaborador, criando processos mais eficazes e assim,