Milho e soja
1. CENÁRIOS & PERSPECTIVAS EM 2011/2012:
MILHO:
O último acompanhamento das safras de milho 2010/11 apontou aumento na produção em virtude de ajustes na produtividade alcançada, principalmente na safra de verão. O clima foi bastante favorável à safra de milho verão, promovendo uma condição adequada ao bom desenvolvimento das lavouras. Assim, os ajustes feitos nos níveis de rendimento médio do milho promoveram elevação nos números de produção do cereal no país.
Dessa forma, os principais números para o último acompanhamento da safra de verão são:
Área: Estimativa de plantio de 7.605 mil hectares, com recuo esperado de 6,3% em comparação à área de 2009/10.
Produtividade: A produtividade média estimada par a esta safra é de 4.341 kg/ha, indicando uma elevação de 6,0% em relação à 2009/10. Alta de 0,7% em relação ao divulgado no 11º acompanhamento.
Produção: A produção na safra verão, mantidas as premissas de área e produtividade, foi estimada em 33.011 mil toneladas, o que representa um recuo de 0,6% em relação à 2009/10. Ganho de 0,9% em relação ao divulgado no 11º acompanhamento.
O resultado da safra de verão foi bastante satisfatório, visto que a média de produtividade na região Centro-Sul ficou na casa de 6.102 kg/ha. Já para a safra de inverno a situação é relativamente pior em relação à primeira safra do cereal em 2010/11.
Os atrasos no plantio do milho da safra de inverno, decorrentes dos atrasos na safra de soja, proporcionaram uma situação de elevado risco para a segunda safra, que passou por problemas hídricos na região Centro-Oeste, o que denota sérios impactos ao rendimento médio das lavouras.
Os recentes problemas, principalmente no estado do Paraná, (geadas e granizos), ainda não tiveram os resultados computados, entretanto, a redução na produtividade é certa. Após avaliações de campo será possível mensurar o tamanho do estrago.
Sendo assim, os principais números para a safra de inverno são: