fichamento de economia
Citação
Palavra-Chave
Degustação
31
“A fase da economia natural, com os agrupamentos humanos vivendo em estado selvagem, em constante nomadismo em busca da caça, representa o mais longo período da história da humanidade.”
Economia Natural
Período onde os homens viviam basicamente da caça, buscando constantemente lugares propícios para exercer atividades destinadas a sua sobrevivência.
32
“Premidos pela necessidade decorrente das tensões do medo do meio ambiente e pressão do excesso populacional, os povos nômades, dedicados à caça, à pesca e à colheita de produtos nativos, passaram à atividade agrícola, tornando-se sedentários, surgindo assim às aglomerações humanas estáveis, berço das cidades e da civilização.”
Povos Nômades
O nomadismo cedera lugar ao sedentarismo, proporcionando a criação de uma grande concentração urbana constante.
33
“No longo período da primeira fase da Antiguidade, os fatos econômicos surgiam naturalmente e a atividade econômica era ainda embrionária. Não se podia cogitar de economia social naquelas sociedades ainda não estruturadas e sem um intercâmbio constante ou regular de bens e serviços.”
Fatos Econômicos
No inicio da antiguidade clássica a economia não se encontrava completamente desenvolvida, o ser humano ainda era seu selvagem e estava focado apenas na sua subsistência.
34
“Nessas eras mais recuadas na História, já é possível deparar-se com conceitos variados de propriedade.”
Propriedade
Na antiguidade o conceito de propriedade privada já era analisado.
35
[...] “Nesses tempos bíblicos, eram consideradas como sinal de influência, sendo que a riqueza era medida em terras, animais, escravos, peças de prata, talentos (moeda) e metais preciosos. A agricultura era a atividade preferida, substituindo a pastoril, sendo no Egito que, pela vez primeira, a atividade agrária apareceu em forma permanente.”
Regra Bíblica
O regime da bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou, todos os cultivos