FICHAMENTO DE ECONOMIA
A economia é uma ciência social. Ligada as limitações dos bens. Os bens satisfazem as necessidades humanas.
Escassez ---- necessidades humanas ---- recursos ilimitados.
A economia é importante não apenas para o homem de negócio, mas também para o cidadão comum, pois ela ensina a raciocinar logicamente, com a finalidade de obter bons resultados sem muitos esforços.
Na Grécia antiga economia significava a arte de administrar o lar, a partir da renda familiar. Posteriormente as normas relativas à administração do lar passaram para a polis (cidade- Estado).
Economia é a ciência que estuda o emprego de recursos escassos entre diferentes usos possíveis, com a finalidade de obter melhores resultados.
Recursos escassos são os bens e serviços empregados na produção de mais bens através da tecnologia.
Nem sempre a produção de todos os bens pode ser aumentada ao mesmo tempo, no curto prazo porque os recursos disponíveis são limitados.
Curto prazo: É o espaço de tempo em que o estoque de alguns fatores de produção como capitais é fixo.
Longo prazo: espaço de tempo suficientemente longo para que todos os recursos produtivos sejam variáveis.
As necessidades dos indivíduos são ilimitadas, enquanto os bens e serviços que compõem sua cesta de consumo são escassos.
O objetivo da economia é atender as necessidades dos consumidores, através das atividades de produção e distribuição de bens e serviços.
Para produzir são utilizados recursos escassos que podem ser combinados de várias maneiras para gerar os diferentes bens. (Como produzir, o que produzir e para quem produzir).
A economia faz parte das ciências sociais, a sua atenção é centrada nas condições de prosperidade material, na acumulação da riqueza e em seus mecanismos de distribuição.
Caráter biunívoco: Troca entre as ciências sociais e seus conceitos.
A economia abrange vários aspectos: políticos, jurídicos, sociológicos, psicológicos e filosóficos, seu trabalho não é limitado a apenas