Fichamento de Economia
Capítulo 1 – Ciência Economia e a Economia de Mercado
O surgimento da economia de mercado não é algo tão antigo como parece, relativamente é algo muito recente. A economia gira em torno de uma organização que estipulam valores, tipos de produto e mercado.
A muito tempo atrás, século XVI, existia um modelo de vida que era da seguinte maneira, os camponeses nasciam e eram designados a trabalhar em uma área especifica sua vida toda e além disso eles tinham que utilizar toda a sua produção para pagar pelo arrendamento da terra e com esse dinheiro do arrendamento os nobres começaram a comprar itens de luxo e aumentar cada vez mais suas riquezas. Então esses camponeses começaram a produzir outros tipos de produto para ganhar dinheiro e suprir com a necessidades de seus superiores, com isso o número de negociantes, vendedores foi aumentando cada vez mais, a fim de obter mais dinheiro.
A principal mudança que teve no mercado Europeu foi quando descobriram o comércio marítimo e com isso descobriram o Oriente. E com esse grande avanço do mercado houve um certo interesse em estudar a ciência econômica.
Para a Igreja o dinheiro era uma ato pecaminoso e que isso estimulava as pessoas esquecerem a salvação e de terem uma vida correta perante as leis de Deus.
Para não haver problemas os filósofos católicos criaram três ideias e a principal era da do preço justo, ou seja, o produtor venderia seu produto apenas para ter um retorno que pagasse suas necessidades básicas e para dar uma vida digna a sua família.
E para evitar um monopólio e manter a concorrência os valores de marcado teriam que manter um certo nível, ou seja, algo competitivo, que todos possam participar.
No século XVIII Benjamin Franklin mostrou uma nova ética baseada em um sistema materialista, ´´embora as atitudes tenham mudado e os objetivos individuais ficado fortemente materialista, um problema moral se mantinha``