Ficha Trabalho transportes
Escola Secundária de Fafe
Biologia e Geologia – Ano I
FICHA DE TRABALHO
Nome________________________________________
Nº _____Turma _____
Assunto: Distribuição da matéria – Transporte nas plantas e nos animais.
I
1 O período entre 1889 e 1896, crucial para a visão que temos atualmente dos mecanismos de transporte de água nas plantas, foi marcado pelos trabalhos experimentais de Eduard Strasburger, nomeadamente os realizados com árvores de pequeno porte. Num desses trabalhos, esquematizado na figura 1-A, Strasburger mostrou que troncos de árvores mergulhados em soluções concentradas de sulfato de cobre ou ácido pícrico e cortados abaixo da superfície do líquido iniciavam rapidamente a absorção da solução. De acordo com a suposição do investigador, o contacto com esses fluidos tóxicos provocaria a morte imediata de quaisquer células vivas existentes no trajeto ascendente da solução. Os dados resultantes da observação mostraram que as soluções atingiram as folhas, provocando a sua morte. Mesmo nestas circunstâncias, o transporte da solução e a perda de água através das folhas continuou, tendo sido contabilizados cerca de 30 litros transportados em 14 dias.
Trabalhos mais recentes, cujos resultados se resumem no gráfico B da figura 1, permitiram estabelecer a variação das taxas de absorção de água e de transpiração que ocorrem numa planta, durante um período de 24 horas.
A
B
Figura 1
1.1 Classifique de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes relativas aos trabalhos experimentais referidos e ao movimento de água nas plantas.
(A) O tecido envolvido na condução de água por parte das plantas é constituído por vários tipos de células.
(B) A utilização de produtos tóxicos não provocou a morte dos tecidos envolvidos na condução de água.
(C) A experiência de Strasburger permitiu excluir a possibilidade de envolvimento de células vivas no transporte de água.
(D) A experiência levada a cabo por