Análise de um Modelo de Rede de Petri Colorida para um Sistema de Manufatura
Centro de Ciências Computacionais
Programa da Pós-Graduação em Computação
Curso de Mestrado em Engenharia de Computação
Elementos de Teoria da Computação e Automação
Lianderson Caldeira
Telmo dos Santos Klipp
Data: 23/07/2013
Análise de um Modelo de Rede de Petri Colorida para um Sistema de Manufatura.
Este trabalho pretende analisar um modelo de sistema para manufatura de carros, proposto através do uso de rede de Petri colorida, publicado no artigo “Petri nets and manufacturing systems: An examples-driven tour”.
O autor faz uso de rede de Petri colorida para obter um modelo de sistema compacto, explorando similaridades presentes em subsistemas de produção. O autor, atribui ao modelo a representação de parte de um sistema de montagem de carros que já está em produção em uma grande montadora.
1. Sistema e Rede Proposta
O sistema é composto das seguintes partes:
Estações de trabalho – O modelo representa várias estações de trabalho (STATION 1 .. n), onde, carrocerias de carros são montadas. Cada estação apresenta um comportamento similar e, é composta de três componentes:
um buffer L;
uma mesa de processamento P;
e uma mesa de descarga U.
Uma estação possui uma dinâmica de processo tal qual um pipeline, agindo conforme o fluxo que segue; um carro entra no buffer L, e fica aguardando para ser processado, depois segue para a célula P, onde é processado e, por fim, passa para a célula U, de onde, pode deixar a estação de trabalho. Essas três partes são adicionadas ao modelo proposto pelo autor, como lugares, que representam respectivamente os três estágios de cada estação, sendo que, estes,
podem ocorrer simultaneamente, desde que respeitadas certas condições. Aspectos técnicos do trabalho realizado nas estações são abstraídos.
Complementarmente a representação da estação de trabalho, são adicionados três lugares, FL, FP e FU, que representam a ocupação ou disponibilidade de